terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Queimadura de frio!

A queimadura de frio é o congelamento de tecidos por baixo da pele. Mãos, pés, nariz e as orelhas são geralmente os mais afectados. Ocorre-se quando se está exposto ao frio extremo por muito tempo. 

As temperaturas geladas e ventanias são a combinação perfeita para este tipo de queimaduras. Daí a importância de se agasalhar bem e se certificar que nem os dedos estão expostos. 

Muito boa gente gosta de beber um vinho, wisky ou fumar um cigarro para se aquecer antes de  enfrentar o ar gelado, má ideia. O fumo prejudica a circulação e aumenta o perigo de queimaduras de frio, principalmente nas extremidades. O álcool por ser um vasodilatador, aumenta a perda do calor corporal. 

                          http://pt.healthline.com/health/queimadura-causada-pelo-frio

segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

Ceia de Natal!

Férias de Natal…momento preferido da minha família para as famosas reuniões familiares. A noite de 24 de Dezembro é provavelmente a mais esperada por todos…A ansiedade é tanta que muitos chegam logo de manhãzinha para o pequeno almoço. Entre o tostar do pão e o aquecer do café começa-se a delinear o roteiro para a noite, ou seja, eu pelo menos começo a ter uma ideia dos podres que se vão descobrir logo à noite.

Hora do almoço chegam mais familiares e a casa começa a encher-se de gente…a cozinha e a sala logo ao lado são os mais concorridos, todos têm algo a dizer…

Os mais pequenos estão mais interessados em saber o que vão receber como prenda de Natal e os mais graúdos o que há de novo na vida pessoal de toda a família. 

E tem sempre aquele membro que é o elemento agitador, aquele que não tem papas na língua e diz o que lhe vem à cabeça, ele está sempre disposto a iniciar o rol de acusações aos restantes.  
Quem engravidou quem, a prima de 16 anos que está apaixonada por um delinquente, a cunhada que desconfia que o marido a está a trair, o irmão ingrato que nunca aparece quando a família se junta…ninguém fica imune ao rol de críticas que só para quando estão todos à mesa e o mais velho ou o mais corajoso prepara-se para fazer o brinde e realçar que nenhuma família é perfeita. 


Entre abraços, beijos e ruidosas gargalhadas, eis que para a felicidade da minha barriga, o foco da atenção passa a ser o festim de sabores espalhados pela mesa.